Prefácio
ISABEL ALARCÃO
Universidade
de Aveiro / CIDTFF
Nota de Abertura
ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO GUERREIRO
Diretor da Escola
Superior de Educação e Comunicação
Nota de Apresentação
ANTÓNIO BERNARDO
LOPES
Diretor do Departamento de Línguas,
Literaturas e Culturas
Conferências e
Comunicações
Cartillas y ortografías
ibéricas en el siglo XVI: João de Barros y Juan de
Robles
ALEJANDRO GÓMEZ CAMACHO,
Universidad de Sevilla
As
línguas, os projetos europeus e a abertura à
interculturalidade
ANA CRISTINA SIMÃO MATIAS, Escola
Secundária Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira
Estado atual do ensino de
línguas por tarefas e utilização das TIC na Europa e
Estados Unidos da América: sinopse de um estudo
ANTÓNIO BERNARDO LOPES,
Universidade do Algarve
As
línguas, os projetos europeus e a abertura à
interculturalidade
Línguas, mediações e
aprendizagens à luz do Quadro Europeu Comum de
Competência Digital
ANTÓNIO MOREIRA, Universidade de Aveiro
Lídia Jorge,
quando os contos breves fazem os sonhos longos…
ARTUR RIBEIRO
GONÇALVES, Universidade do Algarve
Experiencia piloto en asignatura de literatura para
maestros: grabación de un cuento para un programa de
radio
BEATRIZ HOSTER & MARÍA INMACULADA MENA-BERNAL,
CEU Cardenal Spínola – Universidad de Sevilla
Revisitar o passado na
Quinta da Penha
CÂNDIDO VARELA DE FREITAS,
Universidade do Minho
Perspectivas de profesionalización de
los docentes de lenguas extranjeras en el contexto
español, desde las determinaciones europeas
CARMEN GUILLÉN DÍAZ &
FRANCISCO JAVIER SANZ TRIGUEROS, Universidad de
Valladolid
Une
possible mission pour un enseignant de
l’enseignement Supérieur dans l’autorégulation de
l’apprentissage d’une langue étrangère: une
expérience avec des étudiants au Portugal
CATHERINE SIMONOT, Universidade do Algarve
Tempo, espaço e comunicação
multimodal em cursos de formação de professores
CLARA FERRÃO TAVARES, Instituto Politécnico de
Santarém / GERFLINT
Enseñanza, correcciones y asimilación de rasgos
culturales en lengua inglesa a través del
aprendizaje cooperativo
CORAL IVY HUNT-GÓMEZ, Universidad de Sevilla
O Centro de Línguas da UAlg ao serviço da comunidade
CRISTINA FIRMINO &
FILIPA PERDIGÃO RIBEIRO, Universidade do Algarve
Leitura multimodal de documentos em
suportes multimodais: um estudo com metodologia eye
tracking
DULCE SARROEIRA & CLARA FERRÃO TAVARES,
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
de Lisboa & Instituto Politécnico de Santarém –
GERFLINT
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades de um jardim de infância
ÉRICA SIMÃO TAVARES & MARIA HELENA HORTA,
Universidade do Algarve
A
multi-method approach to research language practices
amongst foreign residents in the Algarve
FILIPA PERDIGÃO RIBEIRO & KATE
TORKINGTON, Universidade do Algarve
A formação do português
como segunda língua estrangeira para ensino
professores do secundário no programa «José
Saramago»: O caso do CEP «Huelva-Isla Cristina»
FRANCISCO DE PAULA RODRÍGUEZ MIRANDA & MINERVINA
SILVÁN MUÑOZ, Universidad de Extremadura &
Programa José Saramago
Os 3C’s no Ensino por
Tarefas: Comunicação; Colaboração; Criatividade
LÚCIA TARDÃO & MANUELA TEIXEIRA, Agrupamento
de Escolas Dr. Alberto Iria
Um Estudo sobre a Leitura e os Estilos de
Aprendizagem com o DidaktosOnline
MARIA ISABEL OREGA, Universidade do Algarve
To infinity and
beyond. Reading in 21st century English language
teaching
NICOLAS
HURST, Universidade do Porto
Unveiling multi-transcultural
readings in the language classroom
RAÚL RUIZ CECILIA,
Universidad de Granada
JURIDOCS: recurso para la
enseñanza del lenguaje jurídico
ROSANA CORGA FERNANDES DURÃO,
Universidade do Algarve
The
role of stories in language learning
SHEILA
MARGARET WARD, Writer, composer & musician
Le projet EDOlang : un environnement
propice à l’apprentissage de langues en
autodirection
SOPHIE
BAILLY & ANNE CHATEAU, Université de Lorraine /
ATILF-CRAPEL
Nota de Encerramento
FERNANDO MARTINS CARRAPIÇO
Presidente do Conselho
Técnico-Científico
(+351) 289 800 126 | ESEC Universidade do Algarve | Campus da Penha | 8005-139 Faro | Portugal